Tenho a pele mista, o que devo fazer?

Se você tem a zona T (composta pela testa, nariz e queixo) mais oleosa e o restante do rosto mais ressecado, provavelmente você tem pele mista.

A pele mista requer cuidados especiais, e nós da Ana Hickmann Skin Care preparamos algumas dicas bem legais para você seguir e ter uma pele ainda mais bela e saudável.

Como higienizar a pele mista

Higienizar e tonificar a pele mista são passos fundamentais para equilibrar a pele, ajudar a desobstruir os poros e controlar a oleosidade da zona T. Além disso, recomenda-se que este processo seja realizado duas vezes ao dia (de manhã e à noite).

Para a pele mista o ideal é utilizar sabonetes que hidratam ao mesmo tempo que controlam a oleosidade, devido a mistura de características que essa pele possui. Ou seja, não podemos nutrir demais esse tipo de pele e nem ressecar, nada de extremos.

Pele Mista também necessita de hidratação

Após a tonificação da pele, o próximo passo é a hidratação.

Como a pele mista tem uma área oleosa e outra mais seca, é recomendado o uso de hidratantes que não aumentem a sua oleosidade (fórmulas livres de óleo), ao mesmo tempo que mantenham a região seca e hidratada, portanto, um produto que equilibre essas características.

Hidratar a pele estimula a renovação celular, evita o aparecimento de rugas e sinais do envelhecimento precoce, além de ajudar a equilibrar a quantidade certa de água em nossa pele.

Para hidratar a região, basta aplicar o hidratante específico para o seu tipo de pele duas vezes ao dia, em movimentos circulares ascendentes sobre a pele do rosto, até completa absorção.

Um hidratante super poderoso com ácido hialurônico em sua composição é o nosso Creme Hidratante Rejuvenescedor Noturno uma ótima opção para peles mistas.

Evite as linhas de expressão

Com o passar do tempo, a tendência é que a pele mista desidrate, perca a elasticidade e o viço. Também é comum o aparecimento de linhas e rugas de expressão precocemente nas zonas mais secas deste tipo de pele.

Sendo assim, nutrir a pele com produtos específicos com função hidratante é uma ótima alternativa, além de, claro, de consumir bastante água e hidratar-se de dentro pra fora.

Reduza os poros dilatados

Uma reclamação recorrente de quem tem pontos de oleosidade na pele são os poros dilatados aparentes. Isso ocorre porque o óleo, secretado pelas glândulas sebáceas e as células mortas, depositam-se ao redor dos poros, fazendo com que essa área fique inchada e os poros fiquem dilatados.

No caso das pessoas que possuem a pele mista, a área oleosa (queixo, nariz e testa) tende a ter os poros visíveis e serem mais propícias a aparição de cravos e espinhas.

Aplique máscaras faciais

As máscaras são uma ótima alternativa para hidratar peles mistas sem as deixar oleosas. A aplicação de máscaras hidratantes pode ocorrer 2 vezes na semana.

Use protetor solar

A exposição ao sol sem proteção pode ocasionar problemas de duas formas à pele mista.

A área mais oleosa pode se tornar ainda mais sebosa quando exposta ao sol, porque a pele fica ressecada e as glândulas sebáceas tentam repor a hidratação, produzindo mais óleo.

Já as áreas que são naturalmente mais secas podem tornar-se extremamente ressecadas. Esses são apenas dois problemas causados pela ausência do protetor, além de diversos outros que o sol sem proteção pode causar, como o câncer da pele.

O uso do protetor solar torna-se, assim, indispensável, prevenindo o envelhecimento da pele e o aparecimento de manchas, formação precoce de rugas, linhas de expressão e também a flacidez.

Gostou desse conteúdo? Você também poder ler sobre Dicas e cuidados para pele oleosa