Saiba tudo sobre anti-aging, para evitar o envelhecimento

Saiba tudo sobre anti-aging, para evitar o envelhecimento

O que faz um produto anti-aging?

Com o passar dos anos, a pele vai sofrendo alterações, criando rugas e as tradicionais marcas de expressão, uma ação natural no ser humano em decorrência da sensibilidade.

 

Fatores externos chamados de extrínseco, ocasionados por maus cuidados com a pele como exposição demasiada ao sol, ingestão de bebidas alcoólicas, tabagismo e a poluição, influenciam diretamente na saúde da epiderme.

 

Além disso, o fator intrínseco, que está relacionado à genética, também impacta diretamente na aparência, causado pela diminuição da produção de colágeno, ocasionando em manchas, rugas e flacidez da pele.

 

No entanto, a modernidade permitiu com que os sintomas mais aparentes na pele fossem minimizados com tratamentos e produtos anti-aging. As tradicionais máscaras faciais, possuem esta ação que é derivada do inglês, sendo traduzida como antienvelhecimento.

 

A composição dos cremes utilizados se baseia na vitamina C e compostos de ácido hialurônico, que atrai água para as células e nutre a pele, deixando-a com uma aparência mais jovem e bem cuidada.

 

Quando e por que começar um tratamento anti-idade?

Todo o tratamento e cuidados anti-idade devem ser realizados de forma prévia. Afinal, o objetivo é evitar o envelhecimento precoce.

 

Sendo assim, os cuidados devem ser iniciados de acordo com a necessidade de cada tipo de pele. Por isso, a prevenção é sempre o melhor caminho.

 

Definitivamente,  é necessário utilizar o protetor solar desde a infância e de forma constante. Por exemplo: quando for à praia e estiver em ambientes onde há grande exposição ao sol e até mesmo em ambientes fechados, opte por um protetor solar com cor – grande aliado do antienvelhecimento, que protege e traz um efeito de maquiagem para a pele.

 

Em relação aos tratamentos anti-idade, dependendo da genética e da exposição solar que a sua pele sofreu ao longo da vida, esses cuidados devem ser iniciados ainda na juventude - classificada como a época em que ela começa a diminuir a produção de colágeno.

 

Entretanto, outros dermocosméticos importantes e que podem ser inseridos em sua rotina são os antioxidantes, responsáveis por combater os radicais livres provenientes da poluição e da radiação solar.

 

Atente-se aos principais sinais do envelhecimento

Sejam rugas, linhas de expressão, flacidez, perda da hidratação natural e manchas na pele, o tratamento anti-idade evita que os sinais do envelhecimento apareçam.

 

Por isso, o ideal para evitar os sinais da idade é cuidar da pele com produtos específicos para as necessidades de cada pessoa.

 

Dicas para prevenir os sinais do envelhecimento

Para prevenir que os sinais do envelhecimento da pele apareçam, existem algumas ações e hábitos bem simples que podem ajudar bastante no dia a dia.

 

  1.  Lave o rosto todos os dias

Retire os resíduos de produtos e também sujeiras acumuladas provenientes da rua e dos ambientes em que você circular. Faça isso utilizando um sabonete específico para a sua pele.

 

  1. Use protetor solar

O protetor solar é seu melhor amigo, por isso, use e oriente seus filhos a também utilizarem desde pequenos. Esse hábito, sem dúvidas, irá prevenir os efeitos prejudiciais da radiação solar sobre a pele.

 

  1. Alimente-se de maneira saudável e equilibrada

Ter uma alimentação saudável e equilibrada é um importante tratamento natural antienvelhecimento. Por isso, consuma frutas, verduras, legumes e evite alimentos industrializados, cheios de açúcar e sódio. 

 

  1. Faça exercícios físicos

Isso mesmo, os exercícios físicos também devem fazer parte de sua rotina, pois melhoram a circulação sanguínea e a imunidade, deixando a pele tonificada e viçosa.

 

 

Massagem anti-aging facial

Combinando três técnicas diferentes, a massagem anti-aging facial prioriza o rejuvenescimento do rosto, diminuição de manchas e marcas de expressão.

 

O  procedimento se inicia com uma limpeza do rosto com produtos indicados para peles mais maduras.

 

Em seguida, a pele é analisada para que os pontos mais afetados pela ação do tempo possam ser sinalizados e estimulados pelo creme anti-aging.

 

Depois, o esfoliante é aplicado para estimular os músculos da face para que a máscara seja aplicada.

 

Por fim, a máscara facial é utilizada em um procedimento que dura por volta de uma hora. Vale ressaltar que a pele precisa de cuidados diários, portanto, 10 sessões são necessárias para que o efeito anti-aging tenha êxito.

 

A importância dos nutrientes na ação anti-aging

Sabia que a combinação de vitaminas e colágeno pode auxiliar na saúde da pele e cabelos?

 

Muitos fatores internos geram certos incômodos ao longo da vida um dos mais comuns entre as mulheres é o envelhecimento.

 

O processo, que é natural, começa a partir dos 25 anos, quando a produção de colágeno é reduzida e provoca um desequilíbrio entre a formação e a ação de enzimas que degradam essa proteína.

 

Assim, a pele ganha um aspecto envelhecido e até as unhas e cabelos são afetados ao ficarem fracos e quebradiços.

 

E não são apenas fatores internos que influenciam no envelhecimento, aspectos ambientais podem acelerar e até potencializar tal condição, como a exposição excessiva ao sol e a poluição, além de doenças e o próprio estilo de vida da pessoa.

 

Essas condições podem, inclusive, desencadear doenças inflamatórias crônicas da pele.

 

Mas o envelhecimento não é uma condição inevitável, ela pode ser de certa forma adiada com o auxílio de suplementos.

 

Estudos mostram que a combinação de colágeno hidrolisado, com vitaminas do complexo B, vitamina C e minerais contribui para o aumento da elasticidade, firmeza e hidratação da pele.

 

Também há resultados em relação aos cabelos e unhas, que são fortalecidos, retardando o processo de envelhecimento.

 

Isso ocorre porque as vitaminas do complexo B também atuam como auxiliares no equilíbrio hormonal e na síntese de proteínas, inclusive do colágeno.

 

Um estudo recente, de 2019, avaliou 11 ensaios clínicos sobre a eficácia da suplementação de colágeno para a saúde da pele.

 

Os resultados preliminares foram promissores em casos de cicatrização de feridas e envelhecimento, especialmente relacionado ao aumento de elasticidade, hidratação e densidade dérmica. O mesmo efeito foi apontado com a aparência e fortalecimento de unhas e cabelos.

 

Entenda mais sobre os ativos anti-idade que tratam o envelhecimento

Se os sinais de envelhecimento já estão aparecendo em sua pele, o recomendado é iniciar o tratamento antienvelhecimento com ativos que atuam amenizando e corrigindo efeitos não desejados do tempo e do dia a dia.

 

Podemos citar como exemplo, o uso do Retinol, que estimula a renovação celular e a síntese de colágeno. Ou mesmo a própria Vitamina C, um antioxidante poderoso que combate a ação dos radicais livres e reduz o envelhecimento, estimulando também a produção de colágeno.

 

Além disso, temos o Ácido Hialurônico, importante hidratante e redutor das rugas e outras marcas, que também melhora o viço da pele.

 

E, finalmente, a Vitamina E, importante substância que ajuda a reparar os danos causados pelos raios UV, além de hidratar e aumentar a maciez da pele com um importante efeito rejuvenescedor.

 

 

Gostou do post? Agora, é só seguir as orientações acima e ter uma pele saudável e hidratada.

 

Aqui na Ana Hickmann Skincare temos os melhores produtos para a hidratação completa, dia e noite.

 

Leia também sobre  Pele oleosa: Saiba como tratá-la corretamente