Qual é a importância da Vitamina C para a pele?

Nosso corpo necessita de nutrientes e vitaminas para se manter saudável e a vitamina C é uma das substâncias mais recomendadas para alcançar esse objetivo.

 

Um dos ativos mais recomendados pelos dermatologistas, a vitamina C é muito indicada devido aos seus resultados surpreendentes quando usada na pele, se tornando o ingrediente mais procurado da atualidade nos dermocosméticos.

 

Os benefícios da vitamina C para a pele

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a vitamina C possui grande ação antioxidante, conferindo luminosidade para a pele.

 

Seu uso tópico traz inúmeros benefícios, como prevenir o envelhecimento precoce, estimular a produção de colágeno (o que deixa a pele mais firme), combater os radicais livres, auxiliar no clareamento de manchas e suavizar rugas e linhas de expressão.

 

Além disso, quando usado em conjunto ao protetor solar, potencializa a proteção contra os raios UV, poluição, e o câncer de pele.

 

Essa substância é indicada para todos os tipos de pele, lembrando sempre de escolher a textura correta para aplicação. Existem diversos dermocosméticos que possuem vitamina C na fórmula, como sabonetes faciais, tônicos e até protetores solares.

 

Vitamina C na alimentação

Além da dermatologia, a Sociedade Brasileira de Diabetes reforça que a vitamina C é uma substância essencial para o organismo, de alto impacto sobre o sistema imunológico.

 

O ácido ascórbico, como também é conhecido, é capaz de proteger o organismo contra infecções, estimulando a formação de anticorpos. É possível encontrá-lo em alimentos cítricos, como a laranja como a laranja, limão, abacaxi, e em vegetais crus, como o pimentão.

 

O correto é consumir uma porção desses alimentos todos os dias, pois além deles proporcionarem esse fortalecimento, também são ricos em nutrientes, fibras e diversas outras vitaminas. Com isso, a vitamina C minimiza os efeitos negativos do estresse no organismo e ainda retarda o envelhecimento da pele, deixando-a mais hidratada, firme e uniforme.

 

Como utilizar a vitamina C corretamente?

Não há restrição de idade para começar a inserir a vitamina C em sua rotina de cuidados diários.

 

No entanto, como a pele começa a sentir os sinais da idade aproximadamente a partir dos 25 anos (com a diminuição da produção de colágeno, por exemplo), quanto mais cedo você puder usar e prevenir os danos causados à pele, melhor.

 

Os dermocosméticos com a presença do ativo podem ser usados tanto no período da manhã, quanto à noite.

 

Vale lembrar que sempre deve ser utilizado o protetor solar para proteger a pele da ação dos raios UV, e a vitamina C pode potencializar a proteção. Porém, não esqueça de buscar a orientação de um dermatologista, pois cada pele possui sua particularidade!

 

Como incluir a Vitamina C na rotina de cuidados com a pele?

 

Invista em um produto versátil e com diversas qualidades, como o nosso extraordinário Sérum antioxidante concentrado, enriquecido com Vitamina C 10% e mais 4 antioxidantes poderosos. Ele atenua as rugas e linhas de expressão, recupera a luminosidade e uniformiza o tom, além de reforçar a elasticidade e a proteção antioxidante da pele.

 

Leia também sobre Como o estresse afeta a saúde da pele?.

 

 

E para a sua rotina de beleza ficar mais completa, você pode contar com a linha de dermocosméticos Unique Skin, da modelo e apresentadora Ana Hickmann. Clique aqui e confira!