Qual a diferença entre hipoalergênico e antialérgico?

Qual a diferença entre hipoalergênico e antialérgico?

É bastante comum que as pessoas confundam os termos hipoalergênico com antialérgico.

 

Vamos entender qual é a diferença e como cada produto age na pele?

 

Hipoalergênicos

A ANVISA considera hipoalergênicos os produtos que passaram por testes de sensibilização realizados em humanos, em laboratórios especializados. Sendo assim, são produtos com menores chances de causar alergia.

 

No entanto, não há garantias de que o produto não causará alergia em 100% das pessoas, já que cada um tem diferentes reações.

 

Por exemplo, para crianças e bebês os produtos são, em sua maioria, hipoalergênicos, devido a maior sensibilidade da pele deles.

 

Antialérgicos

Já os antialérgicos são medicamentos usados para tratar as reações alérgicas. Eles agem contra os sintomas, bloqueando a ação de uma substância liberada durante uma reação.

 

Ou seja, o hipoalergênico previne e os antialérgicos tratam, através de uma receita médica.

 

Como muitas vezes os antialérgicos são cremes ou pomadas, como a maioria dos produtos hipoalergênicos, as pessoas podem confundir os dois tipos de produtos.

 

A grande parte da população acaba procurando em buscadores, na internet ou até em lojas especializadas em produtos hipoalergênicos por antialérgicos, sem saber nem mesmo da existência do termo hipoalergênico.

 

Por mais que hoje em dia os profissionais entendam essa confusão, é importante sabermos a diferença.

 

A linha de dermocosméticos Ana Hickmann Skincare, por exemplo, é completamente hipoalergênica, pois acreditamos que o cuidado com a nossa saúde está também nos pequenos detalhes diários! 

 

Clique aqui e confira!

Leia também sobre Como lidar com o ressecamento da pele causado pelo Inverno?.