Por que usar Vitamina C na pele?

Nosso corpo necessita de nutrientes e vitaminas para se manter saudável e a vitamina C é uma das substâncias mais recomendadas para alcançar esse objetivo.

 

A vitamina C é um dos ativos mais recomendados pelos dermatologistas, devido aos seus resultados surpreendentes quando usada na pele, se tornando o ingrediente mais procurado da atualidade nos dermocosméticos.

 

Usá-la no rosto é uma excelente estratégia para eliminar as manchas causadas pelo sol e deixar a pele mais uniforme.

 

Os produtos com vitamina C contribuem também para eliminar rugas e linhas de expressão por estimularem a formação do colágeno, além de terem excelente ação antioxidante, que protege o DNA das células contra o envelhecimento.

 

Os principais benefícios do uso de vitamina C no rosto são:

 

  1. Combater os primeiros sinais de envelhecimento;
  2. Clarear a pele, combatendo as manchas causadas pelo sol, acne ou sardas;
  3. Atenuar rugas e linhas de expressões;
  4. Proteger as células da ação dos radicais livres, por ser antioxidante;
  5. Hidratar a pele na medida certa, sem deixá-la oleosa.
  6. A melhor forma de aproveitar todos os benefícios da vitamina C é incluir um creme com vitamina C na rotina diária de skincare, aplicando-o 1 vez por dia, após lavar o rosto com água e sabonete próprio para o rosto.

 

Quais os benefícios da vitamina C?

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a vitamina C possui grande ação antioxidante, conferindo luminosidade para a pele.

 

Portanto, seu uso tópico traz inúmeros benefícios, como prevenir o envelhecimento precoce, estimular a produção de colágeno (o que deixa a pele mais firme), combater os radicais livres, auxiliar no clareamento de manchas e suavizar rugas e linhas de expressão.

 

Além disso, quando usado em conjunto ao protetor solar, potencializa a proteção contra os raios UV, poluição, e o câncer de pele.

 

Como utilizar a vitamina C corretamente?

Não há restrição de idade para começar a inserir a vitamina C em sua rotina de cuidados diários.

 

No entanto, como a pele começa a sentir os sinais da idade aproximadamente a partir dos 25 anos - com a diminuição da produção de colágeno - quanto mais cedo você puder usar e prevenir os danos causados à pele, melhor.

 

Além disso, os dermocosméticos com a presença da vitamina C  podem ser usados tanto no período do dia, quanto à noite.

 

 

Grávida pode usar máscara de vitamina C?

As grávidas também podem utilizar os cremes com vitamina C para o rosto para clarear as manchas causadas pela gestação, mas é importante saber que, como estas manchas são causadas por fatores hormonais, elas podem demorar mais tempo para desaparecer.

 

Vitamina C na alimentação

Além da dermatologia, a Sociedade Brasileira de Diabetes reforça que a vitamina C é uma substância essencial para o organismo, de alto impacto sobre o sistema imunológico, pois é capaz de prevenir infecções e estimular a formação de anticorpos.

 

É possível encontrar a vitamina C (também chamada de ácido ascórbico) em alimentos cítricos, como a laranja, limão, abacaxi, e em vegetais crus, como o pimentão.

 

Portanto, o correto é consumir uma porção desses alimentos todos os dias, pois além de eles proporcionarem esse fortalecimento, também são ricos em nutrientes, fibras e diversas outras vitaminas.

 

Desta forma, a vitamina C minimiza os efeitos negativos do estresse no organismo e ainda retarda o envelhecimento da pele, deixando-a mais hidratada, firme e uniforme.

 

 

5 motivos para usar a vitamina C no rosto todos os dias

A vitamina C, assim como o gel de limpeza facial e o protetor solar, também é fundamental na rotina de cuidados com a pele.

 

Além de deixar a pele mais luminosa, ela possui um poder antioxidante, que previne vários sintomas do envelhecimento cutâneo precoce. Ainda não é suficiente?

 

Para provar o poder dessa substância, listamos 5 bons motivos para você incluir a vitamina C na sua rotina de skincare todos os dias. Dá só uma olhada!

 

  1. Neutraliza a ação dos radicais livres

Se você ainda não sabe, a vitamina C é um forte antioxidante e protege a pele contra a ação dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce.

 

Para evitar os impactos dessas agressões e prevenir as rugas e flacidez, aposte no uso de dermocosméticos com esse ativo!

 

  1. Potencializa a proteção do filtro solar

A vitamina C também pode ser usada de dia junto com o seu protetor solar.

 

A parceria desses dois produtos ajuda a potencializar sua ação contra os raios UV, dos poluentes e ação dos radicais livres, responsáveis pelas  manchas de melasma. Para melhorar ainda mais essa proteção, use um hidratante com vitamina C e que tenha FPS 30.

 

  1. A vitamina C é indicada para qualquer tipo de pele

A vitamina C pode ser usada em todos os tipos de pele, desde que a textura do produto seja escolhida corretamente. Para quem tem tendência à oleosidade, por exemplo, é melhor investir em um produto com textura matificante.

 

 

  1. Ajuda no clareamento de manchas na pele

A vitamina C possui propriedades que ajudam a inibir a formação de melanina. Por isso, a substância ajuda a clarear manchas de pele, como o melasma, as manchas solares e as marcas de acne. Você pode incluir na sua rotina de cuidados uma máscara facial com vitamina C.

 

  1. Previne o envelhecimento precoce da pele

O uso da vitamina C também pode estimular a produção de novas fibras de colágeno, além de melhorar a hidratação e a textura da pele. Para prevenir ou tratar as rugas, flacidez e linhas de expressão, essa substância é a melhor escolha.

 

Gostou do post? Agora, é só seguir as orientações acima e ter uma pele cada vez mais bonita e saudável.

 

Confira os produtos Ana Hickmann Skincare para cuidados completos com a pele, dia e noite.

 

Leia também sobre Conheça o poder ativo da Niacinamida para a pele

PeleVitamina c