Maskne: O que é? Como evitar? Existe tratamento?

Maskne: O que é? Como evitar? Existe tratamento?

Saiba mais sobre a acne causada pelo uso da máscara

 

Quem usa máscaras por muitas horas durante o dia pode observar o surgimento da maskne. Você sabe o que é isso?

 

A pandemia do Coronavírus trouxe uma série de mudanças e novos hábitos para a vida das pessoas, como: alteração no sono, na alimentação, nas emoções, sem falar no uso da máscara, um item de proteção indispensável.

 

Dessa forma, pode ser que você tenha reparado também em alterações na sua pele e quem sabe até no surgimento de espinhas na região do queixo, nariz e bochechas, área que fica coberta pela máscara.

 

Talvez você nem saiba, mas o problema tem se tornado comum e ganhou até um nome: ‘maskne’, uma junção das palavras máscara (mask em inglês) e acne.

 

A maskne nada mais é do que a acne causada pela máscara.

 

O que causa a maskne?

 

Vale ressaltar que essa acne não é hormonal, e sim mecânica.

 

Sendo assim, a principal causa do surgimento da acne na região do queixo, da mandíbula e parte da maçã do rosto é o atrito que a máscara tem com a nossa pele.

 

Esse contato com a pele causa irritação e, conforme falamos e respiramos, a máscara faz com que o ar quente da respiração fique retido, trazendo umidade e, consequentemente, fazendo com que as glândulas sebáceas produzam mais oleosidade.

 

Contudo, o uso da máscara é obrigatório em qualquer lugar e, por questões de saúde, é essencial utilizá-la em locais públicos. Entretanto, alguns especialistas já passaram ótimas dicas para evitar esse problema.

Quem desenvolve a Maskne?

De acordo com uma pesquisa publicada no Jornal da Academia Americana de Dermatologia, pelo menos 83% dos  profissionais de saúde em Hubei, na China, sofriam de problemas de pele no rosto.

 

No entanto, devido a obrigatoriedade do uso da máscara, esse problema passou a não ficar mais concentrado em profissionais da saúde.

 

Ou seja, algo que poderia ser característico da infância e puberdade, hoje em dia, pode incomodar qualquer usuário do acessório.

Como evitar a maskne?

Antes de mais nada, a primeira e mais importante indicação para quem está com problemas de acne no rosto é a visita a um dermatologista, para que o diagnóstico seja feito da maneira correta e não haja maiores complicações.

 

Após constatar que o seu problema é a maskne, siga essas dicas para evitar que mais acnes apareçam em sua pele:

 

  • Para vestir a máscara, é importante estar com as mãos limpas e evitar tocar na região frontal do tecido. Lembre-se de cobrir o nariz, o queixo e a boca totalmente.
  • Mantenha o rosto limpo e hidratado com produtos específicos para o seu tipo de pele.
  • Utilize máscaras de tecido leve e macio, como algodão ou seda, evitando tecidos ásperos que podem machucar a sua pele.
  • Lembre-se do protetor solar até nos momentos em que estiver em casa. Afinal, luzes de aparelhos eletrônicos também trazem problemas para a saúde da nossa pele.
  • Ao retirar a máscara, encoste apenas na região dos elásticos, evitando contato direto com o rosto, pois suas mãos podem estar sujas.
  • Faça uma revisão dos seus produtos de cuidado com a pele e opte sempre por fórmulas oil-free e não-comedogênicas.

 

Além disso, ter um momento de autocuidado diário é essencial para que o seu físico e seu mental estejam equilibrados.

 

Já ouviu falar na ioga facial? Essa técnica, além de relaxar a musculatura do rosto, também ajuda a manter o rosto jovem e saudável.

 

Ah, nunca é demais reforçar: mesmo com o incômodo da maskne, a máscara deve ser utilizada sempre que você estiver em locais com baixa circulação de ar e perto de outras pessoas. Cuide de você e dos outros!

O uso Sérum para o controle de acne

Um dos aliados mais importantes para combater a oleosidade é um sérum específico para acne.

 

Procure séruns que são mais gentis com a pele, o extrato de salgueiro, por exemplo, é um ativo natural, rico em ácido salicílico que promove um peeling natural na pele.

Busque o cuidado necessário para a sua pele

Cuidar do seu rosto é a tarefa mais importante para evitar a maskne.

 

Por isso, adotar o skincare em sua rotina pode ser a chave para controlar a oleosidade e envelhecimento precoce e trazer viço, elasticidade e firmeza para o rosto!

 

Com a Ana Hickmann Skincare você encontra os produtos ideais para transformar o seu ritual de skincare. Confira em nosso site!

 

Palavras-chave: maskne, acne, máscara, pandemia, covid-19.