Entenda o que são cosméticos comedogênicos e nãocomedogênicos

Já leu essa palavrinha em seus cosméticos Ana Hickmann Skincare, mas não sabe, afinal, o que quer dizer comedogênico e não-comedogênico?

 

A palavra comedogênico deriva de comedão (cravos grandes e espinhas inflamadas). Por isso, para entender seu significado, primeiro é preciso definir o que é um comedão. 

 

Comedões são, basicamente, poros entupidos. Eles podem ser uma forma inicial de acne, um cravo escurecido (comedão aberto) ou um cravo branco, como pequenas bolinhas por debaixo da pele (comedão fechado).

 

O que são produtos comedogênicos?

 

Um produto comedogênico é aquele que tem a tendência de entupir os poros, causando leves inflamações e acúmulo de sebo. 

 

Sendo assim, os produtos “não-comedogênicos” costumam ser recomendados para pessoas com tendência à acne ou pele mista a oleosa, já que possuem uma fórmula mais leve e provavelmente com menos ingredientes oleosos.

 

O que são produtos não-comedogênicos?

 

O "não-comedogênico" é um termo aplicado a óleos, loções e cremes para a pele que não "bloqueiam" ou obstruem os poros. 

 

Para um produto ser considerado não-comedogênico os ingredientes de sua composição não devem causar a obstrução dos poros da pele. 

 

O termo também é usado em produtos de maquiagem, como bases e corretivos. A ideia é que, ao usar loções que são não comedogênicas, por não bloquearem os poros, eles irão reduzir a incidência de cravos e espinhas. 

 

Porém, é importante lembrar que inúmeros fatores podem desempenhar um papel na formação de pontos negros e acne. Um potencial fator é o excesso de oleosidade que leva ao entupimento das glândulas sebáceas e estimula a formação de espinhas. 

 

Quando o seu corpo produz excesso de sebo, pode se combinar com células mortas da pele e, às vezes, bactérias ajudando a entupir os poros. O resultado será uma espinha ou um comedão.

 

Leia também sobre Qual a diferença entre hipoalergênico e antialérgico?.

 

E para a sua rotina de beleza ficar mais completa, você pode contar com a linha de dermocosméticos Unique Skin, da modelo e apresentadora Ana Hickmann.

Clique aqui e confira!