Conheça o poder ativo do Ácido Ferúlico na pele

Encontrado em alguns tipos de vegetais como tomate, milho e farelo de arroz, o Ácido Ferúlico é um ativo que pode proporcionar diversos benefícios, especialmente para a pele.

 

O produto é conhecido por possuir propriedades antioxidantes terapêuticas e pode ser usado para alguns tratamentos de saúde. Contudo, pesquisas estão sendo realizadas para entender melhor como funciona este composto exatamente.

 

Gostaria de saber como o ácido ferúlico funciona, de que forma usá-lo, quais os benefícios e muito mais? Vamos a leitura!

 

O que é o ácido ferúlico?

Por possuir propriedades antioxidantes e reparadoras, o ácido ferúlico é considerado uma substância fenólica natural que proporciona diversos benefícios e ainda pode ser utilizado com outros antioxidantes conhecidos, como a Vitamina C e a Vitamina E.

 

Propriedades

O Ácido Ferúlico pertence à família do ácido hidroxicinâmico. O fitoquímico ácido ferúlico é encontrado em folhas e sementes de várias plantas, mas especialmente em cereais como o farelo do arroz marrom, trigo e aveia.

 

É também presente no café, maçã, alcachofra, amendoim, laranja, abacaxi e tomate. É um ácido fenólico de baixa toxicidade e possui boa absorção. Muito utilizado em cosméticos e suplementos antienvelhecimento.

 

Quais os benefícios do ácido ferúlico para a pele?

O ácido ferúlico age no organismo como uma espécie de estabilizador, potencializando a proteção da pele por conta das suas propriedades antioxidantes.

 

O produto ajuda a neutralizar os efeitos dos radicais livres, substâncias que acabam ao longo do tempo, degradando as células e consequentemente acelerando o processo de envelhecimento.

 

Entre os principais benefícios que o ácido ferúlico proporciona, é possível destacar algumas como:

 

  • Baixa o colesterol no sangue;
  • Reduz a incidência de doença cardíaca;
  • Contém processos inflamatórios;
  • Regula a diabetes;
  • Impede o aparecimento das rugas;
  • Protege contra linhas de expressão;
  • Previne a flacidez;
  • Melhora de firmeza;
  • Pesquisas apontam que o ácido ferúlico pode oferecer outros benefícios, como por exemplo, combater alguns tipos de câncer, devido ao seu potencial estimulador a apoptose em células doentes.

 

Além disso, a substância também pode contribuir no combate à problemas no sistema nervoso e até para o melhor desempenho de atletas profissionais, podendo reduzir a fadiga e neutralizar os radicais livres que danificam as estruturas de produção de energia nas células.

 

Existem efeitos colaterais?

Até o momento, não existem efeitos colaterais comprovados mediante ao uso do ácido ferúlico no organismo. Porém, o produto é contraindicado para pessoas que possuem alergias para grãos como trigo, cevada ou milho, já que o componente é retirado justamente desses alimentos.

 

Todavia, a recomendação é que antes de iniciar o uso com este produto, você consulte um especialista que te oriente e confirme se você pode utilizar o ácido sem mais problemas.

 

Além disso, antes de usar cremes ou séruns com este componente, teste o produto em uma pequena área da pele para garantir que você não é alérgico.

 

Onde comprar ácido ferúlico?

Para comprar o ácido ferúlico ideal para o seu organismo, é importante que o produto seja manipulado e desta forma, feito em farmácias de especializadas.

 

Um jeito prático e rápido de encontrar a farmácia perfeita sem muito esforço é procurar online.

 

O primeiro passo para comprar um produto manipulado online é ter a sua receita em mãos. É muito importante que você já tenha consultado o seu médico e que ele tenha indicado a prescrição do medicamento manipulado que você precisa

 

Um poderoso e versátil antioxidante de origem vegetal, o Ácido Ferúlico ainda é pouco conhecido pelos consumidores brasileiros, mas apresenta grande potencial para ganhar espaço no mercado de beleza do país.

 

 

Em quais alimentos podemos encontrar o Ácido Ferúlico?

O Ácido Ferúlico é encontrado naturalmente em alimentos como abacate, flocos de aveia, arroz integral, toranja, berinjela, beterraba, milho verde, soja, entre vários outros.

 

Assim, além de usar o ativo topicamente, através de dermocosméticos, vale também investir numa dieta rica em alimentos com ácido ferúlico, para garantir o máximo de benefícios, tanto para a sua pele quanto para a sua saúde como um todo.

 

 

Onde encontrar produtos à base de Ácido Ferúlico?

Sempre rapidamente adaptável às tendências mais atuais, o mercado de beleza já oferece produtos que contam com esse componente em suas fórmulas.

 

O Sérum Vitamina C 10% AH, por exemplo, possui  Ácido Ferúlico em sua fórmula, por conta de seu efeito neutralizador de radicais livres e redutor rugas e linhas de expressão, que devolve luminosidade e viço à pele, além de firmar e combater os danos causados pela poluição.

 

Ácido ferúlico + Vitamina C e E

Quando associado às vitaminas C e E, o Ácido Ferúlico age como um potencializador dos benefícios desses ingredientes.

 

Isso ocorre porque ele ajuda a estabilizar a Vitamina C pura nas formulações, tornando-a mais ativa por mais tempo.

 

Gostou do post? Agora, é só seguir as orientações acima e ter uma pele cada vez mais bonita e saudável.

Leia também sobre Da pétala à pele: Conheça o poder das flores no mundo dos cosméticos

Ácido ferúlicoPele