Como ter uma rotina de beleza mais sustentável

Como ter uma rotina de beleza mais sustentável

Confira nossas dicas para unir beleza à sustentabilidade

 

Você já parou para pensar nos impactos que os cosméticos que você usa causam ao meio ambiente?

 

O Brasil é o quarto país que mais consome produtos de beleza. Diante desse grande volume, é importante pensarmos nas consequências que esses produtos causam em nosso meio.

 

No caso dos cosméticos convencionais, a utilização de substâncias químicas que não se decompõem facilmente, somada a embalagens descartadas de forma incorreta, preocupa consumidores e marcas.

 

Cada vez mais, a discussão sobre tornar as rotinas de beleza mais sustentáveis tem se tornado assunto (ainda bem!) - e por aqui não é diferente.

 

Por isso, adotamos o clean beauty (em português, beleza limpa), um segmento que envolve marcas e produtos preocupados com o meio ambiente.

 

Tudo isso, claro, sem abrir mão da alta qualidade. Além do cuidado com a sustentabilidade, esse é um movimento que também se preocupa com a segurança de uso dos ativos presentes nos cosméticos. Ou seja, só vantagens!

 

Mas, o cuidado com o meio ambiente é uma preocupação que deve ser de todos. O primeiro passo você já deu!

 

Buscar uma rotina de beleza mais sustentável, através de hábitos e mudanças simples, pode contribuir para a preservação da natureza.

 

E isso não significa deixar de lado os cuidados com a sua pele, viu? Muito pelo contrário!

 

Existem muitas alternativas para adicionar a sustentabilidade a sua rotina de cuidados.

 

É normal que fique o questionamento: Afinal, é possível se cuidar sem abrir mão da preocupação com o meio ambiente?

 

A gente te mostra que sim! Aqui vão algumas dicas:

1.   Use os produtos até o fim

É muito comum que algumas embalagens acumulem o produto (na tampa e em alguns cantinhos, por exemplo) e, para lidar com isso, a solução é bem simples: basta dar aquela “espremidinha” a mais quando o produto estiver acabando - ou até mesmo utilizar uma tesoura, se for o caso.

 

Pode parecer bobagem, mas ao fazer isso você estará reduzindo a quantidade de resíduo na embalagem descartada - além de evitar a compra desnecessária de um produto, exercitando o consumo consciente.

 

Mas, e se for um daqueles casos em que você compra o produto mas ele não se adapta muito bem à sua pele? Tem solução também! Nada de deixar esse produto guardado aí sem uso, hein?

 

Uma dica é verificar se alguém conhecido não possui interesse no produto ou até mesmo vendê-lo para alguém que já o use ou queira experimentá-lo - para esse caso, o público de cosméticos fracionados é uma ótima opção.

 

Lembre-se: A única regra é evitar o desperdício!

 

2.   Reutilize as embalagens

Essa é uma dica para exercitar sua criatividade!

 

Alguns produtos tem embalagens muito bonitas que, com uma boa dose de imaginação, podem assumir novas funções, como uma decoração, por exemplo.

 

Nesse caso, o céu é o limite! Tudo depende do que você irá desenvolver a partir dessa embalagem, no que irá transformá-la.

 

Dica extra: Também é válido conferir se o produto possui um refil.

 

Lembrando que, caso as opções acima não sejam viáveis, é imprescindível que o descarte da embalagem seja feito de maneira correta.

 

Para isso, utilize a coleta seletiva para que o material seja reciclado da forma certa.

 

3.   Substitua o algodão por disquinhos de crochê

Substituir os discos comuns de algodão por discos reutilizáveis de crochê é uma atitude que, além de reduzir o lixo, vai diminuir o gasto com seu ritual de beleza.

 

Lavável, de baixo custo e com o poder de remover a maquiagem facilmente, esse substituto merece um lugar na sua necessaire!

 

E esse é só um exemplo de substituições possíveis! Uma outra sugestão é trocar os lenços demaquilantes por toalhas de algodão reutilizáveis - com vantagens bem parecidas com as dos disquinhos de crochê.

 

Substituir materiais descartáveis por reutilizáveis é sempre uma boa ideia! E, além de contribuir com o meio ambiente, também irá favorecer seu bolso.

 

4.   Consuma produtos cruelty free

No cuidado pelo planeta, o cuidado com os animais também merece atenção. Por isso, optar por produtos cruelty free é uma dica muito importante!

 

Produtos cruelty free (em português, “livres de crueldade”) são aqueles que não são testados em animais.

 

O consumo de produtos desse tipo está diretamente relacionado ao consumo consciente, responsável e, consequentemente, menos agressivo ao meio ambiente. Ou seja, ao consumo sustentável.

 

Ah, o cruelty-free é uma das nossas bandeiras! <3

 

Beleza sem crueldade é totalmente possível e a Ana Hickmann Skincare é prova disso!

 

5.   Se atente à composição do produto

Algumas substâncias são mais prejudiciais - para a sua saúde e para o meio ambiente - que outros. Por isso, é importante analisar os rótulos, a fim de evitar aqueles produtos com compostos mais tóxicos.

 

O ideal é buscar produtos veganos, pois esses são desenvolvidos de acordo com princípios ecológicos e sustentáveis!

 

6.   Prefira marcas com responsabilidade ambiental

Por último, mas não menos importante: Priorize marcas com práticas ambientais responsáveis. Marcas veganas, que se preocupem com os impactos de seus produtos.

 

Fazendo isso, você impulsiona o clean beauty, dando força ao movimento que preza pela união de beleza e sustentabilidade.

 

Para ter certeza que está comprando de uma marca com essas características, dê uma olhada nos rótulos dos produtos oferecidos.

 

Vale destacar que esse é um processo que acontece aos poucos, na medida em que você toma consciência do problema e suas alternativas.

 

Por isso, nossa dica extra é buscar o equilíbrio, com atenção às questões ambientais, mas priorizando o que é relevante e possível para você.

 

Afinal, quando falamos em sustentabilidade, estamos falando de alternativas - que podem ser descobertas aos poucos, no seu ritmo, estudando.

 

E claro, você pode contar com a gente! Quer saber mais sobre skincare? Confira nosso blog.

 

A Ana Hickmann Skincare defende a beleza sustentável

Somos uma marca 100% vegana e animal test-free, pois acreditamos na beleza sem crueldade.

 

Apoiados nos pilares de produtos de tratamento efetivo e alta qualidade, unimos esses fatores ao compromisso de desenvolver produtos sustentáveis.

 

Que tal colocar essas dicas em prática apoiando uma marca vegana e animal test-free? Acesse o site da Ana Hickmann Skincare e faça parte desse movimento.

 

 

Palavras-chave: cosméticos, sustentável, sustentabilidade, vegano, sem crueldade, clean beauty, animal test-free, cruelty-free.