Sua sacola de compras está vazia
Como ter uma rotina de beleza mais sustentável
- Marcadores:
Confira nossas dicas para unir beleza à sustentabilidade
Você já parou para pensar nos impactos que os cosméticos que você usa causam ao meio ambiente?
O Brasil é o quarto país que mais consome produtos de beleza. Diante desse grande volume, é importante pensarmos nas consequências que esses produtos causam em nosso meio.
No caso dos cosméticos convencionais, a utilização de substâncias químicas que não se decompõem facilmente, somada a embalagens descartadas de forma incorreta, preocupa consumidores e marcas.
Cada vez mais, a discussão sobre tornar as rotinas de beleza mais sustentáveis tem se tornado assunto (ainda bem!) - e por aqui não é diferente.
Por isso, adotamos o clean beauty (em português, beleza limpa), um segmento que envolve marcas e produtos preocupados com o meio ambiente.
Tudo isso, claro, sem abrir mão da alta qualidade. Além do cuidado com a sustentabilidade, esse é um movimento que também se preocupa com a segurança de uso dos ativos presentes nos cosméticos. Ou seja, só vantagens!
Mas, o cuidado com o meio ambiente é uma preocupação que deve ser de todos. O primeiro passo você já deu!
Buscar uma rotina de beleza mais sustentável, através de hábitos e mudanças simples, pode contribuir para a preservação da natureza.
E isso não significa deixar de lado os cuidados com a sua pele, viu? Muito pelo contrário!
Existem muitas alternativas para adicionar a sustentabilidade a sua rotina de cuidados.
É normal que fique o questionamento: Afinal, é possível se cuidar sem abrir mão da preocupação com o meio ambiente?
A gente te mostra que sim! Aqui vão algumas dicas:
1. Use os produtos até o fim
É muito comum que algumas embalagens acumulem o produto (na tampa e em alguns cantinhos, por exemplo) e, para lidar com isso, a solução é bem simples: basta dar aquela “espremidinha” a mais quando o produto estiver acabando - ou até mesmo utilizar uma tesoura, se for o caso.
Pode parecer bobagem, mas ao fazer isso você estará reduzindo a quantidade de resíduo na embalagem descartada - além de evitar a compra desnecessária de um produto, exercitando o consumo consciente.
Mas, e se for um daqueles casos em que você compra o produto mas ele não se adapta muito bem à sua pele? Tem solução também! Nada de deixar esse produto guardado aí sem uso, hein?
Uma dica é verificar se alguém conhecido não possui interesse no produto ou até mesmo vendê-lo para alguém que já o use ou queira experimentá-lo - para esse caso, o público de cosméticos fracionados é uma ótima opção.
Lembre-se: A única regra é evitar o desperdício!
2. Reutilize as embalagens
Essa é uma dica para exercitar sua criatividade!
Alguns produtos tem embalagens muito bonitas que, com uma boa dose de imaginação, podem assumir novas funções, como uma decoração, por exemplo.
Nesse caso, o céu é o limite! Tudo depende do que você irá desenvolver a partir dessa embalagem, no que irá transformá-la.
Dica extra: Também é válido conferir se o produto possui um refil.
Lembrando que, caso as opções acima não sejam viáveis, é imprescindível que o descarte da embalagem seja feito de maneira correta.
Para isso, utilize a coleta seletiva para que o material seja reciclado da forma certa.
3. Substitua o algodão por disquinhos de crochê
Substituir os discos comuns de algodão por discos reutilizáveis de crochê é uma atitude que, além de reduzir o lixo, vai diminuir o gasto com seu ritual de beleza.
Lavável, de baixo custo e com o poder de remover a maquiagem facilmente, esse substituto merece um lugar na sua necessaire!
E esse é só um exemplo de substituições possíveis! Uma outra sugestão é trocar os lenços demaquilantes por toalhas de algodão reutilizáveis - com vantagens bem parecidas com as dos disquinhos de crochê.
Substituir materiais descartáveis por reutilizáveis é sempre uma boa ideia! E, além de contribuir com o meio ambiente, também irá favorecer seu bolso.
4. Consuma produtos cruelty free
No cuidado pelo planeta, o cuidado com os animais também merece atenção. Por isso, optar por produtos cruelty free é uma dica muito importante!
Produtos cruelty free (em português, “livres de crueldade”) são aqueles que não são testados em animais.
O consumo de produtos desse tipo está diretamente relacionado ao consumo consciente, responsável e, consequentemente, menos agressivo ao meio ambiente. Ou seja, ao consumo sustentável.
Ah, o cruelty-free é uma das nossas bandeiras! <3
Beleza sem crueldade é totalmente possível e a Ana Hickmann Skincare é prova disso!
5. Se atente à composição do produto
Algumas substâncias são mais prejudiciais - para a sua saúde e para o meio ambiente - que outros. Por isso, é importante analisar os rótulos, a fim de evitar aqueles produtos com compostos mais tóxicos.
O ideal é buscar produtos veganos, pois esses são desenvolvidos de acordo com princípios ecológicos e sustentáveis!
6. Prefira marcas com responsabilidade ambiental
Por último, mas não menos importante: Priorize marcas com práticas ambientais responsáveis. Marcas veganas, que se preocupem com os impactos de seus produtos.
Fazendo isso, você impulsiona o clean beauty, dando força ao movimento que preza pela união de beleza e sustentabilidade.
Para ter certeza que está comprando de uma marca com essas características, dê uma olhada nos rótulos dos produtos oferecidos.
Vale destacar que esse é um processo que acontece aos poucos, na medida em que você toma consciência do problema e suas alternativas.
Por isso, nossa dica extra é buscar o equilíbrio, com atenção às questões ambientais, mas priorizando o que é relevante e possível para você.
Afinal, quando falamos em sustentabilidade, estamos falando de alternativas - que podem ser descobertas aos poucos, no seu ritmo, estudando.
E claro, você pode contar com a gente! Quer saber mais sobre skincare? Confira nosso blog.
A Ana Hickmann Skincare defende a beleza sustentável
Somos uma marca 100% vegana e animal test-free, pois acreditamos na beleza sem crueldade.
Apoiados nos pilares de produtos de tratamento efetivo e alta qualidade, unimos esses fatores ao compromisso de desenvolver produtos sustentáveis.
Que tal colocar essas dicas em prática apoiando uma marca vegana e animal test-free? Acesse o site da Ana Hickmann Skincare e faça parte desse movimento.
Palavras-chave: cosméticos, sustentável, sustentabilidade, vegano, sem crueldade, clean beauty, animal test-free, cruelty-free.