Como o estresse afeta a saúde da pele?

O estresse do dia a dia pode afetar a saúde do seu corpo muito mais do que você imagina. Além do humor, da disposição e do sono, sua pele também pode sentir os efeitos negativos. Quando enfrentamos uma situação que nos cause nervoso ou estamos mentalmente esgotados, iniciamos uma produção exagerada de radicais livres que quebram as fibras de elastina e colágeno que constroem nossa pele. 

 

Diante disso, o resultado será uma maior propensão a linhas finas, flacidez, manchas e, quando o estímulo estressante se torna crônico, ele pode causar muitos danos à saúde.

 

Conheça as doenças de pele mais comuns que podem piorar por causa do estresse:

 

Dermatite Atópica

Processo inflamatório que causa lesões avermelhadas na pele, coceira intensa e descamação. Pode estar relacionada a doenças como bronquite, asma e rinite. Estresse e tensão emocional, além de frio intenso, ambientes muito secos, tecidos de lã, calor e transpiração são gatilhos das crises.

 

Psoríase

Doença inflamatória crônica caracterizada por escamas e manchas secas, que geralmente se formam nos cotovelos, joelhos e couro cabeludo. Em 30% dos casos, é provocada por fator genético. A psoríase é agravada principalmente por estresse, exposição ao frio e álcool.

 

Urticária

Irritação cutânea que pode surgir de repente em qualquer região do corpo. Pode ser aguda, quando dura menos do que 6 semanas e não deixa cicatrizes, ou crônica, quando permanece por um longo período, podendo durar meses ou anos. O estresse não é a causa principal da urticária, mas ele pode piorar os sintomas.

 

Vitiligo

Redução ou falta de melanina (pigmento que dá cor à pele) em diversas regiões do corpo, onde surgem manchas brancas. O estresse é um fator comum em pacientes com vitiligo, podendo desencadear o início da doença caso a pessoa já tenha predisposição genética.

 

Use os produtos Ana Hickmann Skincare à favor da saúde de sua pele

 

Vamos ser sinceros, exterminar os elementos estressantes do dia a dia não é algo tão simples assim.

 

Por isso, na linha Ana Hickmann Skincare você encontra produtos que ajudam a minimizar os efeitos do estresse na pele, com o uso de antioxidantes na composição.

 

Os antioxidantes têm moléculas que se conectam aos radicais livres e impedem ao máximo a destruição do colágeno. A Vitamina C , por exemplo, é uma das principais substâncias amigas do colágeno.

 

Leia também sobre Quais as vantagens de usar produtos que não passam por testes em animais?.

 

E para a sua rotina de beleza ficar mais completa, você pode contar com a linha de dermocosméticos Unique Skin, da modelo e apresentadora Ana Hickmann. Clique aqui e confira!