Como escolher o hidratante facial ideal para sua pele

Como escolher o hidratante facial ideal para sua pele

Quem nunca comprou um hidratante facial no impulso e acabou se arrependendo?

 

Escolher o hidratante facial perfeito para a sua pele realmente não é uma tarefa muito fácil, ainda mais com a quantidade de opções disponíveis no mercado.

 

E é por isso que nós preparamos esse guia completo, com todas as informações que você precisa saber antes de bater o martelo sobre qual hidratante comprar.

 

Cada tipo de pele tem uma necessidade específica e isso interfere diretamente na textura do hidratante, sabia?

 

Então, continue a leitura para descobrir em qual hidratante você pode investir sem medo de se frustrar.

 

Identifique seu tipo de pele

Antes de escolher um hidratante, você precisa identificar o seu tipo de pele. Isso porque cada pele tem uma necessidade diferente. Vamos descobrir qual é o seu?

 

Pele seca: cremes altamente hidratantes para repor toda a água necessária

Toda pele precisa de um bom hidratante; mas, para a seca, esse cuidado é ainda mais indispensável! É que, como ela tem uma menor produção das glândulas sebáceas, tende a ficar ressecada, com aparência opaca e até sofrer com descamação, aspecto avermelhado e marcas de expressão mais evidentes. Por causa disso, a rotina de cuidados desse tipo de derme deve contar sempre com produtos que ajudam a repor toda a água que ela precisa para ficar macia e com uma aparência mais saudável - sendo o creme hidratante o principal deles!

 

Como escolher: como a pele seca produz menos oleosidade, o segredo é apostar nas versões com textura mais cremosa e que sejam ricas em óleos e demais componentes que ajudam a aumentar a hidratação e nutrição - como manteigas e glicerina, por exemplo. Fórmulas anti-idade são altamente recomendadas.

 

Pele oleosa: hidratantes com fórmula mais leve para não aumentar a produção de óleo

Diferentemente da pele seca, a oleosa conta com uma intensa produção de óleo - o que faz o rosto ficar mais brilhoso que o normal, com os poros dilatados e ter tendência à acne. No entanto, engana-se quem pensa que o uso de hidratantes é dispensável nesse caso: sem eles, as glândulas sebáceas podem entender que a derme está precisando de mais hidratação e causar um efeito rebote por produzir ainda mais sebo.

 

Como escolher: como a pele oleosa tem excesso de óleo, ela precisa de cremes hidratantes com textura fluida e fórmula mais leve - ou seja, à base de água. Sendo assim, a dica é apostar nas versões que não tenham tantos óleos na composição; de fácil absorção para evitar o aspecto brilhoso; e que prometam não obstruir os poros.

 

Pele mista: cremes com dupla ação para tratar as partes secas e oleosas

Como o nome indica, a pele mista apresenta características tanto da pele seca quanto da oleosa: a "zona t" - área do nariz e testa - tem oleosidade excessiva, enquanto as demais partes do rosto são mais secas. Por causa disso, escolher o hidratante ideal não é tarefa fácil, mas o segredo para não prejudicar nenhum ponto do rosto com esse passo é encontrar o equilíbrio.

 

Como escolher: A dica é apostar em versões com dupla ação! Ou seja, que tenham componentes que entreguem a hidratação necessária para as partes secas e, ao mesmo tempo, ajudem a controlar a produção de sebo que piora a oleosidade da "zona t". Apostar nas fórmulas leves e à base de água é opção certeira também.

 

Pele normal: fórmulas oleosas são as mais indicadas

A pele normal se caracteriza pela hidratação sob medida - ou seja, nem em excesso, como acontece com as oleosas, e nem com a pouca quantidade das secas. No entanto, geralmente este tipo de pele tende a sofrer mais com o ressecamento: por isso, o ideal é apostar no creme hidratante à base de óleo.

 

Como escolher: para manter a hidratação natural em dia, o ideal é seguir a mesma dica dada para as peles secas e também preferir cremes de fácil absorção.

Tipos de hidratantes

Tratando ainda de creme hidratante para o rosto, uma dúvida bem comum é sobre qual tipo é o melhor, já que são disponibilizados em:

 

  • cremes,
  • loções,
  • géis.

 

Vamos mostrar as particularidades de cada um:

 

Creme hidratante

Os cremes têm uma fórmula mais espessa, e sua composição é rica em ativos hidratantes e nutritivos para a pele.

 

Eles são ideais para quem tem a pele seca porque proporcionam uma maior hidratação.

 

No entanto, existem cremes hidratantes especiais que ajudam na redução da oleosidade e podem ser usados por todos os tipos de pele.

Loção hidratante

As loções são melhor absorvidas e podem ser usadas em todos os tipos de pele, com suas devidas orientações.

 

Uma das principais características das loções é que elas protegem e hidratam sem deixar a pele pegajosa.

Gel hidratante

De fácil absorção, o gel hidratante dá a sensação de pele seca imediatamente após a aplicação.

 

Por serem livres de óleo, ele é a opção preferida para quem tem pele oleosa e também para quem não gosta da sensação grudenta que alguns cremes ou loções podem provocar.

Resumindo…

Considerando que as principais texturas são os cremes, as loções, os géis e os séruns, as mais indicadas para cada tipo de pele são:

Pele normal

  • Loções
  • Séruns

Pele seca

  • Cremes

Pele oleosa

  • Séruns
  • Géis

Pele mista

  • Loções
  • Séruns

Conte com a Ana Hickmann Skincare

Com alta qualidade e tratamento efetivo, nossos produtos são perfeitos para te auxiliar na hidratação da sua pele!

 

Conheça nossa linha Unique Skin: Uma linha completa de tratamento, com produtos fabricados com o que há de melhor e uma tecnologia de ponta, oferecendo alta performance e a satisfação de quem compra.

Hidratação para cada momento do seu dia

Você sabia que existem diferentes hidratantes para as diferentes horas do seu dia?

 

O hidratante diurno tem, além dos benefícios já citados, ação fotoprotetora. Isso significa que ele age também combatendo os radicais livres pela radiação solar.

 

Com Extrato de Orquídea em sua composição, oferece proteção também contra agressões externas, ressecamento excessivo e envelhecimento precoce da pele.

 

Já o hidratante noturno estimula a renovação e reestruturação celular, agindo enquanto você dorme. Além do Extrato de Orquídea, o hidratante noturno conta ainda com Ácido Hialurônico em sua composição, oferecendo um alto poder de hidratação cutânea. 

 

Em ambos os casos, a limpeza adequada da pele é essencial para potencializar os resultados e garantir uma pele limpa, bonita e saudável.

 

Cuide de você e do meio ambiente!

Vivemos em uma época de extrema preocupação com o meio ambiente e com os impactos sofridos por ações indevidas, como o uso de animais para testes em cosméticos.

 

Ao escolher um creme para cuidar da sua pele, o ideal é observar sua composição e a responsabilidade social do seu fabricante.

 

Cuide de você com responsabilidade! Use cosméticos veganos que não impactam o meio ambiente e não maltratam animais.

 

Acesse nosso site e conheça os produtos veganos da linha Unique Skin, cosméticos que fazem bem para a sua pele e para o meio ambiente!

 

 

Palavras-chave: pele, hidratação, hidratante, face, facial, skincare.