Aprenda como remover maquiagem corretamente

Aprenda como remover maquiagem corretamente

Certamente, você já deve ter sido alertada pela sua mãe ou pela dermatologista a sempre remover a maquiagem antes de dormir.

Mas, “Por que não devo dormir de maquiagem?”

Acontece que ao longo do dia, nosso rosto acumula sujidades, poluição e resíduos dos produtos que passamos pela manhã.

 

Durante a noite, nosso corpo sofre com a alteração de temperatura e dos hormônios, o que deixa a pele mais permeável.

 

Além disso, o atrito do nosso rosto com o travesseiro também obstrui os poros, e dependendo do tecido, pode causar alergias e irritações.

 

Agora imagina dormir com a pele maquiada fazendo contato direto no tecido do travesseiro?

 

É o cenário ideal para espinhas e cravos (o indicado é utilizar o travesseiro de seda, que além de não prejudicar a pele, também não faz atrito com o cabelo, o que permite que você acorde sem os indesejados nós).

 

Ao lavar o rosto, estamos livrando nossa pele de todas essas partículas indesejadas.

 

Se nós deixamos de remover a maquiagem, ela é absorvida pela nossa pele e gera a obstrução dos poros e o aumento da oleosidade, que pode levar ao aparecimento de cravos e espinhas.

Removendo a maquiagem corretamente

 

O material mais indicado para utilizar no processo de como remover a maquiagem é o algodão em disco, já que além de prático, é mais delicado para a pele.

 

Comece a limpeza pelos olhos e boca, que são maquiagens mais difíceis de sair, sempre pressionando levemente o algodão pela região e não arrastando.

 

Para os removedores cremosos, a dica é aplicar pelo rosto todo, deixando agir por alguns segundos, para a maquiagem ir se desfazendo aos poucos. Depois, com um algodão, retire todo o produto.

 

E se você quer apostar na água micelar, basta umedecer o algodão com o produto e aplicar na pele do rosto.

 

Abaixo as etapas:

 

  1. Pegue um disco redondo de algodão e corte-o em dois. Use uma tesoura ou apenas separe manualmente;
  2. Molhe cada parte no demaquilante e coloque sob os cílios inferiores. Isso irá remover a maquiagem de seus cílios superiores, removendo também a maquiagem de seus cílios inferiores.
  3. Pegue a outra parte do disco de algodão, embebida no removedor de maquiagem e coloque-o sobre o olho fechado.
  4. Pressione suavemente para baixo, permitindo que a solução haja por alguns segundos. Quanto mais tempo, melhor.
  5. Lentamente e gentilmente, mova a mão sobre os cílios e a pálpebra para remover a maquiagem. Nunca esfregue.
  6. Faça isso com o outro olho.

 

No momento de tirar a maquiagem, evite erros como:

1.    Esfregar com força

Para aprender como remover a maquiagem corretamente, é preciso que o movimento seja correto. Não friccione o algodão repetidamente nos olhos, esse movimento pode arrancar fios dos cílios e irritar sua pele.

 

A melhor maneira é passar o produto na linha dos cílios, de dentro para fora. Depois você deve voltar para o início dos olhos e fazer movimentos para baixo, até no final.

 

Não esfregue os cílios inferiores. Se você remover a maquiagem corretamente, vai remover ao mesmo tempo de cima e de baixo, sem precisar repetir.

 

Se você passar o algodão na parte inferior dos olhos, os cílios podem grudar ou entrar nos olhos, irritando tanto a pele quanto o próprio olho.

2.    Escolher o produto incorreto

Ainda que a pele do rosto seja mais delicada, a região dos olhos merece ainda mais atenção, pois é mais fina e frágil. Principalmente por causa de sua espuma, produtos gerais de limpeza facial não são ideais para essa região mais sensível.

 

Então, para não ressecar os olhos e ao redor dele, prefira produtos específicos. A melhor opção são aqueles com óleo ou hidratante em sua composição.

3.    Utilizar a quantidade insuficiente de produto

Se você tem dificuldade em como remover a maquiagem, talvez o produto não seja o problema, mas sim a sua quantidade.

 

Para que sua pele não receba removedor demais e nem fique irritada na tentativa de tirar a maquiagem a qualquer custo, procure nas informações do próprio produto ou faça testes para saber qual a quantidade suficiente para você.

4.    Lavar o rosto antes do removedor de maquiagem

Algumas pessoas acreditam que lavar o rosto antes do removedor facilita no momento de retirar a maquiagem. Mas essa atitude só faz com que seu rosto fique todo borrado.

 

Por isso, passe o removedor de maquiagem com um algodão antes, sempre em movimentos delicados. Se precisar, repita a operação e só depois lave o rosto para retirar o excesso.

Hidrate sua pele

Por fim, a dica mais importante de como remover a maquiagem é: hidrate sempre sua pele!

 

Depois dos passos básicos para tirar a maquiagem, é preciso que sua pele seja cuidada para descansar e absorver todos os nutrientes necessários. Procure hidratantes próprios para o rosto e para seu tipo de pele.

 

Lembre-se que os hidratantes, cremes de tratamento e primers só podem ser aplicados depois da pele estar limpa.

 

Invista nesse cuidado para que a maquiagem não prejudique a saúde da sua pele e para que o removedor de maquiagem não a agrida.

 

Seguindo todas essas dicas de cuidado no momento de utilizar o removedor de maquiagem, é impossível não ter uma pele limpa e iluminada, e você maravilhosa!

 

Gostou de saber como remover a maquiagem sem agredir sua pele do rosto?

Agora, é só seguir as orientações acima e ter uma pele cada vez mais bonita e saudável.

 

Confira os produtos Ana Hickmann Skincare para cuidados completos com a pele, dia e noite.

 

 

Palavras-chave: maquiagem, remover, cuidado, pele.