5 dicas valiosas para manter sua pele sempre hidratada

5 dicas valiosas para manter sua pele sempre hidratada

Confira como deixar a pele mais saudável

 

A hidratação é essencial na rotina de cuidados com a pele, a fim de mantê-la saudável.

 

Para te explicar a importância desse hábito e te ajudar a manter sua pele hidratada, a Ana Hickmann Skincare montou um guia sobre o tema. Entenda!

O que significa ter uma pele hidratada?

Antes de mais nada, é importante esclarecer do que estamos falando quando mencionamos o termo “pele hidratada”.

 

A hidratação da pele consiste em repor a água na derme, seja por meio de da ingestão de líquidos ou pelo uso de hidratantes - o ideal é conciliar essas duas coisas (falaremos disso mais à frente!)

Qual a importância de manter a pele sempre hidratada?

Mas afinal: hidratar a pele é mesmo tão importante? A resposta para essa pergunta é sim! E a gente te conta o porquê: Uma pele hidratada é sinônimo de pele saudável.

 

Afinal, o equilíbrio de água é essencial para conservar o bom funcionamento de todas as células, nas diferentes camadas da pele (epiderme, derme e hipoderme (subcutânea).

 

A hidratação adequada da pele promove uma maior proteção contra agressões externas do dia a dia, impedindo problemas como descamação, coceira, sensibilidade, entre outros.

 

Você pode ler mais sobre isso em nosso blog.

Hidratação para cada tipo de pele

Todas as peles precisam de hidratação.

 

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, isso também inclui a pele oleosa. Isso porque o excesso de oleosidade não significa a hidratação da pele.

 

Como todos os outros, esse tipo de pele necessita de cuidados adequados na hora de realizar a hidratação, para garantir que esse processo seja realizado de forma apropriada e eficiente.

 

Para a pele oleosa, a recomendação é o uso de produtos de textura mais leve.

 

Já no caso das peles secas, a hidratação exige produtos mais densos, com uma variada quantidade de óleos.

Minha pele está hidratada? Como saber?

Identificar se uma pele está ou não hidratada é uma tarefa simples, basta observar alguns sinais.

 

Se a pele apresenta linhas de expressões salientadas, com características de ressecamento, rugas, opacidade e até mesmo está áspera, existe a possibilidade dela estar ressecada.

 

Percebeu algum desses sinais na sua pele? Então, é melhor ficar atenta: Será que você está se hidratando da maneira correta?

 

Agora que você entendeu um pouco mais sobre a relação de uma pele saudável com a hidratação, aqui vão algumas dicas para manter sua pele sempre hidratada:

1.    Beba, no mínimo, dois litros de água por dia

Tomar uma quantidade adequada de água é fundamental não só para manter a pele hidratada, mas para a saúde do corpo como um todo. Afinal, a hidratação não deve vir apenas de cremes hidratantes, mas também da parte “interna”.

 

A ingestão correta de água auxilia na eliminação de toxinas do corpo, que causam a flacidez e opacidade da pele. Por isso, crie uma rotina para consumir mais água!

2.    Use protetor solar

Apesar de ser uma dica de cuidado básico com a pele, muita gente acaba esquecendo e deixa passar esse hábito. Mas não pode!

 

Uma pele desprotegida tende a ter um envelhecimento precoce e acelerado, em razão dos radicais livres presentes nos raios UV. Então, para garantir a hidratação da sua pele, não deixe de utilizar o protetor solar de fator adequado para seu tipo de pele, sempre protegendo as áreas do corpo mais expostas, como o rosto, braços, colo e mãos.

 

3.    Evite tomar banho em temperaturas muito altas

Em épocas mais frias, como durante o inverno e o outono, é comum utilizar altas temperaturas no chuveiro.

 

No entanto, apesar de agradável, essa é uma prática que prejudica a hidratação da sua pele!

 

Isso se dá porque a água quente compromete a camada de proteção da pele, a desprotegendo e expondo a pele ao ressecamento.

 

Por esse motivo, a recomendação é evitar banhos em alta temperatura. No entanto, se o banho quente for necessário, como em dias frios, a dica é reduzir o tempo no chuveiro, para abrandar os danos.

4.    Faça a higienização correta da pele

Limpar a pele de forma adequada é fundamental para a saúde da mesma, permitindo que ela respire e possa receber dermocosméticos e tratamentos.

 

Além disso, uma pele limpa é capaz de ficar hidratada por muito mais tempo.

5.    Hidrate sua pele diariamente

Aliado à ingestão correta de água, bem como ao uso do protetor solar, a utilização de hidratantes é fundamental para manter a pele saudável.

 

Criar o hábito de hidratar a pele após o banho, por exemplo, é extremamente benéfico.

 

Nesse momento, sua pele está limpa (lembra que falamos da importância da higiene logo acima?) e pronta para receber e absorver as vitaminas e minerais presentes nos produtos.

 

As opções são muitas! Podem ser usados produtos que contenham ingredientes ativos para a hidratação da pele, como a niacinamida, que, em formulações hidratantes, reforça a hidratação da pele, através da restauração dos ácidos graxos naturais da mesma,  e protege contra agressores externos, como a poluição.

 

Quer saber mais? Clique aqui.

 

Conte com a Ana Hickmann Skincare

Com alta qualidade e tratamento efetivo, nossos produtos são perfeitos para te auxiliar na hidratação da sua pele!

 

Conheça nossa linha Unique Skin: Uma linha completa de tratamento, com produtos fabricados com o que há de melhor e uma tecnologia de ponta, oferecendo alta performance e a satisfação de quem compra.

 

Hidratação para cada momento do seu dia

Você sabia que existem diferentes hidratantes para as diferentes horas do seu dia?

 

O hidratante diurno tem, além dos benefícios já citados, ação fotoprotetora. Isso significa que ele age também combatendo os radicais livres pela radiação solar.

 

Com Extrato de Orquídea em sua composição, oferece proteção também contra agressões externas, ressecamento excessivo e envelhecimento precoce da pele.

 

Já o hidratante noturno estimula a renovação e reestruturação celular, agindo enquanto você dorme. Além do Extrato de Orquídea, o hidratante noturno conta ainda com Ácido Hialurônico em sua composição, oferecendo um alto poder de hidratação cutânea. 

 

Em ambos os casos, a limpeza adequada da pele é essencial para potencializar os resultados e garantir uma pele limpa, bonita e saudável.

 

 

Palavras-chave: pele, hidratação, skincare